quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Elementos básicos da Comunicação Visual - O PONTO - 7º ano


Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento. Por poucos que sejam, são a matéria-prima de toda informação visual em termos de opções e combinações.
A estrutura da obra visual é a força que determina quais os elementos visuais que estão presentes.
A utilização dos componentes visuais básicos como meio de conhecimento e compreensão tanto de categorias completas dos meios visuais quanto de obras individuais é um método excelente para explorar o sucesso da sua expressão.

KANDINSKY
O ponto é a unidade de comunicação visual mais simples e irredutivelmente mínima.
Dois pontos são instrumentos úteis para medir o espaço no meio ambiente ou no desenvolvimento de qualquer tipo de projecto visual. Aprendemos cedo a utilizar o ponto como sistema de notação ideal, junto com a régua e outros instrumentos de medição, como o compasso.
Quando vistos, os pontos ligam-se, sendo, portanto, capazes de dirigir o olhar. Em grande número e justapostos, os pontos criam a ilusão de tom, de forma, de luz ou de cor.
Quando os pontos estão tão próximos entre si que se torna impossível identificá-los individualmente, aumenta a sensação de direcção, e a cadeia de pontos transforma-se num outro elemento visual distintivo: a linha.

POLLOCK
.

Sem comentários:

Enviar um comentário